A nossa Newsletter Subscrever

No novo hotel do Porto cheira a café e especiarias
(28-06-2018)

O Pestana Porto – A Brasileira tem 90 quartos e suites distribuídos por seis pisos temáticos, com aroma a café ou especiarias.

O Pestana Porto – A Brasileira proporciona uma experiência sensorial logo a partir do momento do check-in, em que é servido um licor de café, num gesto de boas-vindas. Os sentidos querem-se bem despertos neste hotel de cinco estrelas inaugurado em março passado, no coração da Baixa, tendo como tema, justamente, o café e as especiarias comercializadas durante a expansão marítima portuguesa, nos séculos XV e XVI.


Os 90 quartos e suítes estão distribuídos por seis pisos, cada um dedicado ao café, ao chá, ao cacau, à pimenta, à canela e ao anis, e neles sente-se o respetivo aroma. As cores também mudam: nos pisos alusivos ao café e ao cacau, por exemplo, os tons são mais escuros. E o mobiliário e a decoração, a cargo do arquiteto brasileiro Jaime Morais, acompanham a temática, de forma mais evidente nas cabeceiras das camas, que ostentam imagens de café ou da especiaria em causa, além da designação A Brasileira.


Nos quartos, abundam os elementos de conforto e bem-estar, das almofadas de diferentes tamanhos aos aromas envolventes dos produtos de banho. Dependendo das áreas e das vistas, podem ser, por exemplo, deluxe superior, deluxe grand view ou deluxe superior grand view. Estes últimos ficam nos andares superiores, por isso, oferecem uma visão mais desafogada sobre os telhados da cidade e alguns monumentos, como a Torre dos Clérigos.


Os olhos encontram consolo, igualmente, na zona da receção, que tem algumas obras de arte da coleção particular de António Oliveira, empresário e ex-selecionador nacional que devolveu ao Porto A Brasileira. A cafetaria centenária veio acompanhada por um restaurante e por este hotel de luxo, munido de ginásio e jardim vertical interior, razão por que celebrou um contrato de gestão com o Grupo Pestana.


O complexo ocupa um edifício histórico, cuja traça original foi respeitada. O projeto arquitetónico de remodelação é da autoria do gabinete de arquitetura APEL, do arquiteto portuense Ginestal Machado e Maria Ginestal.


«Queremos oferecer um serviço de excelência naquilo que é a experiência de alojamento, a experiência de cafetaria e a experiência foodie», resume Mariana Lacerda, diretora da área Porto do Grupo Pestana. O paladar é acordado mal se inicia a estada, e assim pode continuar, pela mão do chef Rui Martins, que lidera o restaurante, ou terminar, com um farto pequeno-almoço, composto por queijos, charcutaria e doces, entre outros mimos.


FONTE: evasoes.pt