A Estação de São Bento foi edificada no principio do século XX no local onde existiu o Convento de São bento de Avé-Maria. De cobertura de vidro e ferro fundido da autoria do arquitecto Marques da Silva, o átrio encontrava-se revestido com vinte mil azuleijos de Jorge Colaço.
As ilustrações do pintor portugês que levaram 11 anos a serem completadas, figuram a evolução dos transportes e cenas da história e vida portuguesas. Ali descobre-se a neoclássica Gare de Nord em Paris, os jardins interiores de Atocha, em Madrid as modernas estações de Kanazawa, no Japão, e de Melbourne, na Austrália, o terminal Arte Nova do Expresso do Oriente, em Istambul, ou a belissima estação neogótica de St. Pancras, em Londres.
Morada:
Praça Aldeida Garrett
4000-069 Porto
A imponência do seu conjunto arquitetónico e o seu carácter central fazem desta Avenida a "sala de visitas" da cidade. Tornou-se local por excelência onde os portuenses se concentram para celebrar momentos especiais.
Edifícios em granito, muitos deles coroados de cúpulas e pináculos. Marcada por uma ampla placa central completamente calcetada por paralelepípedos de granito, onde ganham vida estátuas e onde o Espelho de Água merece destaque. No topo norte da Avenida dos Aliados encontra-se o edifício da Câmara Municipal.
A confeitaria do bolhão está situada no centro histórico do Porto. Dispõe de restaurante, pastelaria, padaria e snack-bar.
O restaurante tem um serviço “à la carte”, todos os dias da semana, com um ambiente especial e os empregados atenciosos e profissionais. Possui pratos de qualidade, com legumes e frutas frescas e também, uma grande variedade de sobremesas.
A confeitaria do bolhão tem pastelaria de fabrico próprio, para todas as ocasiões, assim como diversos tipos de pão. Faça uma visita a este espaço tão agradável!
Morada:
Rua Formosa, 339
4000-252 Porto
Telefone: +351 223 395 220
O Mercado do Bolhão, localizado no coração do porto, tem uma vida intensa e exuberante cuja vista não pode escapar. Este edifício emblemático foi considerado imóvel de interesse público em 2006.
Composto por dois pisos, destaca-se pela arquitetura neoclássica. Lá dentro as vendedoras são as anfitriãs, que apregoam o que têm de melhor num tom carinhoso e irreverente. Vende-se neste espaço produtos frescos, separados por especialidades como a peixaria, talhos, hortícolas e florais.
No exterior do mercado há lojas voltadas para cada uma das quatro ruas que o delimitam: a norte, a rua Fernando Tomás, a sul a rua Formosa, a este a rua Alexandre Braga e a oeste a rua Sá da Bandeira.
Morada:
Rua Formosa
4000-214 Porto
Telefone: +351 223 326 024
Na rua mais movimentada do Porto, a de Santa Catarina, em 1921 abriu um luxuoso café de nome Elite. Ali vivia-se o fervor dos anos 20, com tertúlias e debates de ideias. Era o ponto de encontro de escritores e artistas da Belle Époque, o lugar para se estar na cidade.
Até aos dias de hoje permanece esse espírito de requinte, embora tenha passado por um período de declínio. É considerado um notável exemplar de arte-nova portuguesa, que consegue aliar um ambiente turístico com o lado boémio da década de 1920.
Depois, oferece uma outra atração, as suas especialidades como é o caso das rabanadas envoltas num suave creme de ovos e frutos secos, um acompanhante perfeito para o chá ou café nos dias em que o frio aperta.
Morada:
Rua de Santa Catarina, 112
4000-442 Porto
Telefone: +351 222 003 887
Esta bela Igreja foi construída entre 1709 e 1739. Está localizada no coração do Porto, junto à da Praça Santo Ildefonso.
A fachada da Igreja está decorada com azulejos de Jorge Colaço (1932), retratando cenas da vida de Santo Ildefonso e alegorias da Eucaristia.
No interior, há um retábulo barroco, da primeira metade do século XVIII, projeto do arquiteto italiano Nicolau Nasoni. Venha visitar esta interessante igreja, na baixa da cidade de Porto!
Morada:
Praça da Batalha
4000-101 Porto
O Teatro Nacional São João do Porto, considerado Monumento Nacional, é um dos edifícios emblemáticos da cidade. Do arquiteto Vicenzo Mazzoneschi, o teatro foi inaugurado em 1798, recebendo a designação de Teatro Real de São João, em homenagem ao Príncipe D. João VI.
Séculos mais tarde, por volta de 1908, o edifício foi destruído por um incêndio. Nesse mesmo ano, José Marques da Silva, considerado por muitos o último arquiteto clássico e o primeiro arquiteto moderno do Porto, ao vencer o concurso público, conferiu ao edifício um sentido tradicional e inovador.
Doze anos após a inauguração, e acompanhando a decadência da atividade teatral na cidade, passou a chamar-se São João Cine, uma altura onde predominava a exibição cinematográfica. Caído no esquecimento, entrou numa fase de degradação e só renasceu em 1992, quando comprado e recuperado pelo Estado, recebendo a atual designação – Teatro Nacional de São João do Porto.
Morada:
Praça da Batalha
4000-102 Porto
Telefone: +351 223 401 900
Tradicional e charmosa, a Rua das Flores é o destino ideal para quem gosta de passear.
A reabilitação de que foi alvo tornou-a pedonal e acentuou-lhe características comerciais e culturais. A retirada dos carros desta rua tornou-a progressivamente mais atrativa, encontrando-se assim em vias de ser uma das ruas mais nobres da cidade.
É na rua das Carmelitas, perto da Torre dos Clérigos, que fica a mais bela livraria do mundo. Começa por chamar a atenção pelo exterior, mas é lá dentro que a centenária Lello conquista os visitantes. Os tacos de madeira desenham o chão nestes dois pisos unidos por uma longa e arrebatadora escadaria vermelha.
Conta com mais de 120 mil títulos, que tornam este espaço num verdadeiro regalo a todos os apreciadores de leituras, há livros para todos os gostos e em várias línguas.
A Lello & Irmão é uma das mais antigas livrarias em Portugal, estando no Porto desde 1881. A empresa remonta à fundação Livraria Internacional de Ernesto Chardron, em 1869, na Rua dos Clérigos.
Morada:
Rua das Carmelitas 144
4050-161 Porto
Telefone: +351 222 002 037
A Torre dos Clérigos, um monumento de estilo barroco, tornou-se no ex-líbris da cidade do Porto. Tem seis andares, 240 degraus e mede 76 metros de altura. Concebida pelo arquiteto italiano Nicolau Nasoni, a construção começou em 1754 e terminou em 1763. Nesta época, foi a torre mais alta do país e da Europa, superando Norte-Dame e Saint-Sulpice em Paris.
Não há como ignorá-la. À medida que nos aproximamos da Baixa do Porto vislumbra-se a Torre dos Clérigos, sempre alta e esbelta. Considerada monumento nacional desde 1910, foi mais do que uma torre de sinos da igreja: serviu de baliza aos navegantes, onde os barcos seguiam na sua direção; telégrafo, relógio, e até foi ponto estratégico para combates militares e políticos.
Hoje é o cartão de visita da cidade do Porto, uma atração turística a não perder, especialmente para quem se atreve a subir todos os degraus para usufruir da vista panorâmica sobre a cidade e o rio Douro.
Morada:
Rua Senhor Filipe de Nery
4050-546 Porto
Telefone: +351 220 145 489
A Reitoria da Universidade do Porto é um edifício histórico situado na Praça de Gomes Teixeira, na cidade do Porto.
É um edifício retangular de estilo neoclássico, inicialmente destinado a Academia Real de Marinha e Comércio. O projeto inicial é da autoria de Carlos Amarante e data de 1807.
Atualmente, está instalada neste histórico edifício a Reitoria da Universidade do Porto, para além do Museu de Ciência, e dos Museus de Zoologia, Ciências Geológicas e Arqueologia e Pré-História do Instituto de Antropologia.
Morada:
Praça de Gomes Teixeira
4099-002 Porto
Telefone: +351 22 040 8000
A Sé do Porto, situada no topo do morro de Pena Ventosa, é de fundação muito antiga, embora já não existam vestígios desse tempo. A catedral portuense, de espírito romântico, sofreu diversas alterações ao longo dos séculos, tanto pelo aumento populacional como pelo estado de ruína ou mesmo influências estéticas de cada época.
De planta em cruz latina, a Catedral apresenta então uma fachada romântica, construída em granito, que lhe confere um aspeto sólido. A entrada, formada por dois pilares, destaca-se pela presença de Nossa Senhora da Assunção, a santa padroeira da cidade do Porto. A Sé do Porto pertence ao Centro Histórico do Porto, um local classificado como Património Mundial peça UNESCO em 1996.
Morada:
Terreiro da Sé
4050-573 Porto
Telefone: +351 222 059 028
O que parece ser apenas uma grande Igreja, de facto, são duas igrejas juntas, apenas a um metro de distância.
À esquerda, a Igreja das Carmelitas, parte de um antigo Convento do século XVII, com uma simples fachada clássica, uma torre sineira e também foi um rico interior dourado.
À direita, a Igreja do Carmo, construída no final do século XVIII. É um magnífico exemplo da arquitetura barroca! No exterior, uma parede lateral extraordinária toda coberta de painéis de azulejos azuis e brancos.
Morada:
Rua do Carmo
4060-164 Porto
Também conhecida como a Capela de Santa Catarina, a belíssima Capela das Almas é um edifício do século XVIII, caracterizado pelo exterior coberto com espantosos azulejos de Eduardo Leite (1929). Estes azulejos representam cenas da vida de São Francisco de Assis e de Santa Catarina.
Outros destaques são o painel principal do altar representando a ascensão do Senhor, a janela de vitral da fachada e a imagem de Nossa Senhora das Almas.
Esta capela merece, sem dúvida, a sua visita!
Morada:
Rua Santa Catarina, 428
4000-444 Porto
Telefone: +351 222 005 765
O Café Âncora d’Ouro, conhecido por todos na cidade do Porto como Café Piolho, é ponto de encontro dos estudantes universitários. Desde que abriu, em 1909, a história ficou intimamente ligada à vida universitária. Aliás, é nas paredes do café que a historia se conta, com as inúmeras mensagens deixadas pelos estudantes ao longo de várias gerações.
Localiza-se pero da Reitoria da Universidade do Porto, sendo um dos locais mais frequentados na noite portuense. De clima jovial, é um lugar agradável para se beber um café ou um “fino” entre amigos. À noite, o espaço mantém a tradição tendo regressado ao espírito de tertúlia.
Morada:
Praça Parada Leitão, 45o
4050-456 Porto
A Igreja de São Lourenço dos Grilos. Localizada no Largo do Colégio, próximo da Sé, é um conjunto de monumentos religiosos que engloba igreja, colégio, convento e seminário. Construída por ordem jesuíta, é vulgarmente conhecida por Igreja dos Grilos. Esta mudança de nome deveu-se ao facto de a igreja ter pertencido noutros tempos aos Frades Grilos da Ordem de Santo Agostinho.
Construída em 1577 com o apoio de doações dos fiéis e do Frei Luís Álvaro de Távora, que ali foi sepultado, é evidente a influência de uma arquitetura religiosa educativa, maneirista, barroca jesuíta e neoclássica.
Morada:
Largo do Colégio
4050-468 Porto
O Funicular dos Guindais é provavelmente o mais notável meio de transporte doo Porto. Mais do que um simples meio de transporte, o Funicular dos guindais é uma excelente oportunidade de fazer um passeio turístico entre duas zonas monumentais da cidade.
Em apenas dois minutos, as duas cabinas panorâmicas, com uma lotação máxima de 25 pessoas cada, transportam-no ao mesmo tempo que desfruta de uma vista soberba sobre o rio Douro, a Ponte Luís I e o Mosteiro da Serra do Pilar, em Gaia.
Venha viajar no Funicular dos Guindais, construído em 1891 e totalmente recuperado depois de um século de inatividade!
Morada:
Av. Gustavo Eiffel
4050-297 Porto
É um símbolo portuense da arquitetura do ferro e foi concluído em 1888 com o objetivo de substituir o Mercado da Ribeira que se realizava ao ar livre. No entanto, a sua utilização como mercado foi curta, já que os comerciantes resistiram a utilizar o edifício.
Depois de ter sido utilizado como local de eventos e feiras, atualmente o mercado é uma sala de espetáculos – o Hard Club. A agenda é diversificada e vai do rock ao reggae.
Morada:
Rua Bolsa 19
4050-253 Porto
A construção da ponte Luís I (D. Luís, como é conhecida localmente) terminou em 1886 e foi liderada por Teófilo Seyrig, discípulo de Gustave Eiffel. Os seus dois tabuleiros cruzam o rio Douro e unem as cidades de Porto e Vila Nova de Gaia.
Esta ponte em estrutura metálica pode ser atravessada a pé ou de automóvel no tabuleiro inferior, sendo que o tabuleiro superior, obtém-se uma vista deslumbrante sobre o rio e a zona ribeirinha.
Morada:
Cais da Ribeira/Avenida Vímara Peres
4050 Porto
A zona fascinante da Ribeira é composta de ruas medievais e é um lugar em ruínas, mas cativante, terminando numa Praça, a Praça da Ribeira. Com barcos tradicionais no cais, este é o local mais pitoresco da cidade e um lugar que todos adoram. Está classificado pela UNESCO como Património da Humanidade.
Tome uma bebida refrescante nesta atmosfera única, e volte à noite, quando é espacialmente animada. Existem dezenas de cafés, bares e restaurantes abrigados sob os arcos medievais, tornando-se o bairro mais popular da cidade para comer e beber.
No centro da Praça está um cubo de bronze cercado por mesas de café, e ao virar da esquina da Rua da Alfândega encontra-se a “Casa do Infante” (ou “Casa do Príncipe”), onde o Infante D. Henrique nasceu, em 1394. Da Ribeira também se pode ver as várias casas de Vinho do Porto sobre o rio Douro, bem como a atraente zona ribeirinha do Cais de Gaia.
Ao lado da Igreja de São Francisco fica o imponente Palácio da Bolsa. Construído em 1842, sede e de propriedade da Associação Comercial do Porto, é um dos principais ex-libris e pólos de atração turística no Norte. Palco da maioria das receções oficiais do Estado no Norte de Portugal, por aqui têm passado governantes, altos dignatários e os principais estadistas mundiais do século XX.
Ao longo de três gerações, grandes nomes da arquitetura, da pintura, da escultura e das artes decorativas contribuíram para a criação do património do Palácio da Bolsa.
Monumento Nacional, localizado na área classificada pela UNESCO como Património da Humanidade, o Palácio da Bolsa é um espaço vivo, aberto à comunidade.
Morada:
Rua Ferreira Borges
4050-253 Porto
Telefone: +351 223 399 000
É a principal igreja de estilo gótico da cidade e foi construída no século XIV. Foi alvo de alterações durante os séculos XVII e XVIII e transformou-se numa das mais importantes obras do período Barroco em Portugal.
O interior da igreja é praticamente coberto por talha dourada, por isso apelidaram-na de “igreja de ouro”. No interior da igreja destaca-se retábulo da capela-mor dedicado à Árvore de Jessé, reformulado entre 1718 e 1721 por Filipe da Silva e António Gomes.
A entrada na igreja permite também visitar o cemitério catacumbal.
Morada:
Rua do Infante D. Henrique
4050-297 Porto
Telefone: +351 22 206 2125
A Rua de Santa Catarina é a zona mais comercial da Baixa do Porto, estando grande parte dela hoje vedada ao trânsito automóvel e reservada apenas a peões. A rua foi prolongada até à Alameda da Aguardente, hoje Praça do Marquês de Pombal. A este prolongamento se deu o nome de Rua Bela da Princesa.
Antigamente, grande parte dos terrenos das imediações eram quintas e terrenos lavradios pertencentes a D. Antónia Adelaide Ferreira, a Ferreirinha do vinho do Porto. A rua foi buscar o seu nome à Capela das Almas, da invocação de Catarina de Alexandria.
Morada:
Rua de Santa Catarina
4000 Porto
A Rua da Cedofeita é uma das mais conhecidas ruas de comércio no centro do Porto, destacando-se os seus edifícios antigos do século XVIII de alto valor arquitetónico e as lojas de comércio tradicional.
Depois de anos de abandono, devido à criação de grandes centros comerciais na cidade do Porto, a Rua de Cedofeita tem vindo a recuperar a sua aura.
Importante neste processo de recuperação foi o trabalho realizado por alunos de publicado e Marketing do ISCET (Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo), que criaram um projeto para dinamizar a Rua de Cedofeita e outras ruas envolventes.
Morada:
Rua da Cedofeita
4000 Porto
O Museu Soares dos Reis é um antigo museu portuense de pinturas e estampas e o primeiro museu público de arte em Portugal, fundado em 1833.
Está instalado desde 1940 no Palácio dos Carrancas, construído nos finais do séc. XVIII. Possui coleções de cerâmica, escultura, gravura, joalharia, mobiliário, ourivesaria, pintura, têxteis e vidros.
O Museu foi renovado e ampliado pelo arquiteto Fernando Távora. As características do edifício foram preservadas, apesar de terem sido implementados novos espaços interiores e exteriores.
Morada:
Rua D. Manuel II 44
4050-342 Porto
Telefone: +351 223 393 770
A Alfândega do Porto, um edifício neoclássico localiza-se na margem direita do rio Douro. Apresenta duas fachadas, uma voltada para o rio e outra para a cidade, neste edifício onde se salientam os materiais usados: o ferro, a pedra, o tijolo e a madeira.
A construção deste edifício implicou profundas alterações urbanísticas e paisagístias na cidade do Porto, ainda no século XIX. Delas resultaram a criação da rua Nova da Alfândega, a plataforma do cais e ligação férrea entre a Alfândega e a estação de Campanhã..
Em 1987 decidiu-se instalar neste edifício o Museu dos Transportes e Comunicações, sendo alvo de obras de restruturação pelas mãos do arquiteto Eduardo Souto Moura. Passou a alocar também o Centro de Congressos e a sede da Associação Museu de Transportes e Comunicações, que tem a missão de preservar o edifício da antiga Alfândega do Porto.
Morada:
Rua Nova da Alfândega, Edifício da Alfândega
4050-430 Porto
Fundada em 1859 por António Alves Cálem, a Porto Cálem manteve-se na mesma família durante quatro gerações, dedicada à produção de Vinhos do Porto de qualidade. Começou por exportar vinhos para o Brasil em troca de madeira exótica, com frota própria. Ainda hoje, a caravela está presente no logotipo enquanto símbolo da empresa.
A Porto Cálem é detentora de vários prémios pelos seus produtos, especialmente para os Premium Vintages, Late Bottled Vintages e Tawnies de Idade. O primeiro Vintage produzido pela Porto Cálem foi o Vintage 1870.
Em 1998, a Porto Cálem passou a fazer parte da Sogevinus, que tem a seu cargo várias empresas direcionadas à produção e comercialização de vinhos do Porto e D.O.C Douro.
Morada:
Av. Diogo Leite, 344
4400-111 Vila Nova de Gaia
Telefone: +351 916 113 451
O Mosteiro da Serra do Pilar foi construído em 1538 por Diogo de Castilho e João de Ruão. Demorou 72 anos a ser concluído, devido à falta de verbas e à situação política do país. Portugal estava na altura, ocupado por Espanha, razão pela qual o Mosteiro ganhou o nome de uma Santa Espanhola, Nossa Senhora do Pilar.
O Mosteiro foi classificado como Património Mundial da UNESCO em 1996 e ainda mantém a igreja e o claustro. A igreja é uma réplica da Igreja de Santa Maria Redonda, em Roma. No interior salientam-se os retábulos em talha dourada e as esculturas de madeira de Santa Eulália, Santa Apolónia e Santo Agostinho.
Morada:
Largo de Aviz – Santa Marinha
Vila Nova de Gaia, Norte
Telefone: +351 220 142 425
The House of Sandeman foi fundada em Londres, em 1790. O jovem escocês, George Sandeman, decidiu investir na comercialização de vinhos do Porto e de Jerez (Espanha). A capacidade de inovação projetou a marca para um lugar de destaque no setor das bebidas.
“Sandeman Don” foi o primeiro grande ícone no mundo dos vinhos. Pintado em 1928, por George Massiot Brown, exala o ar misterioso que carateriza a marca, com a capa negra de estudante de Coimbra e o “sombrero” típico de Jerez.
Em 2002, foi integrada no universo da Sogrape Vinhos. Hoje, é em frente ao Centro Histórico do Porto, num edifício de granito de 111, que se situa a Sandeman. Com a maravilhosa vista do rio Douro, convida-nos a uma experiência simultaneamente tradicional e cosmopolita.
No Museu, somos transportados até à Londre de 1790 com a exposição Sandeman – a Arte de uma Marca. Assumindo-se com “a” marca mundial de Vinho do Porto e Jerez, assina orgulhosamente: “Sandeman, Famous of Pleasure”.
Morada:
Largo Miguel Bombarda, 3
4400-222 Vila Nova de Gaia
Telefone: +351 227 838 104
Fundada por Adriano Ramos Pinto em 1880, a Casa Ramos Pinto cedo desenvolveu uma estratégia moderna com vinho engarrafado de qualidade É nas Caves, em Vila Nova de Gaia, que se cumpre o processo de envelhecimento do vinho.
Os Vinhos do Porto desta Casa são produzidos nas Quintas dos Bons Ares e do Bom Retiro, contudo os especiais como LBV, Vintage e com indicação de idade pisam-se ainda nos tradicionais lagares.
Os vinhos Ramos Pinto tornaram-se referência de qualidade, pela técnica de embalagem dos vinhos, apoiada na modernização dos circuitos de seleção, lotagem e envelhecimento dos vinhos.
Ao longo deste percurso, Adriano Ramos Pinto fomentou o gosto pela cultura dando origem a uma coleção única de objetos de arte, hoje expostos no Museu.
Morada:
Av. Ramos Pinto, 400
4400-266 Vila Nova de Gaia
Telefone: +351 223 707 000
Os Jardins Românticos de Cristal ocupam uma área de 8 hectares no centro do Porto. Pensados por Émilie David, arquiteto paisagista alemão, que tinha o propósito de envolver o Palácio de Cristal, substituído anos mais tarde pelo pavilhão Rosa Mota.
O Palácio de Cristal era um edifício em ferro, vidro e granito, inspirado no Cristal Palace londrino, construído para receber a grande Exposição Internacional do Porto em 1865.
Em 1951, apesar da contestação popular, o Palácio de Cristal foi destruído para dar lugar a um Pavilhão Desportivo, sendo hoje o Pavilhão Rosa Mota.
Mas o projeto original dos jardins ainda se mantém com o Jardim Émile David na entrada principal, a Avenida das Tílias, o bosque e as varandas que se debruçam sobre o Douro. As vistas panorâmicas sobre o rio e a cidade são imperdíveis, distribuídas nos miradouros estratégicos.
Morada:
Rua de D.Manuel II
4050-346 Porto
A Offley foi uma marca criada em 1737 que ganhou prestígio internacional sob comando do Barão de Forrester, uma figura marcante na história do Vinho do Porto. Por isso, prepara-se por ouvir muitas histórias ligadas ao Barão de Forrester quando visitar as caves Offley.
Atualmente esta empresa faz parte do grupo Sogrape, uma das maiores empresas vitícolas portuguesas, que criou um passe de visita que pode ser conjugado com as caves Ferreira ou Sandeman.
Morada:
Rua do Choupelo, 54
4400-174 Vila Nova de Gaia
Telefone: +351 223 743 852
A Ferreira foi criada em 1751 por uma família de viticultores do Douro. Família abastada, possuidora de muito dinheiro e vinhas, tece um papel muito importante na história do vinho do Porto.
Quando pensamos no Porto Ferreira, imediatamente pensamos em D. Antónia Ferreira. Imortalizada como Ferreirinha, a empresária do século XIX contribuiu significativamente para a consolidação da marca. Herdeira da fortuna e das vinhas da família, esta mulher tornou-se lendária e ficou conhecida pelas inovações que introduziu no cultivo do Vinho do Porto.
Dona de uma personalidade única, contribuiu para que hoje a marca Ferreira seja um símbolo da qualidade e da alma portuguesas. Uma alma com mais de 250 anos, que o visitante pode descobrir nas Caves Ferreira, em Vila Nova de Gaia.
Morada:
Av. Ramos Pinto, 70
4400-266 Vila Nova de Gaia
Telefone: +351 223 745 292
Instalado no rés-do-chão do armazém do Cais Novo, um edifício setecentista mandado construir para depósito dos vinhos da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, o Museu do Vinho do Porto realça a história e importância deste néctar dos deuses.
Não se pode falar na história do Porto sem se falar na história do Vinho, pois foi quem apresentou a cidade do Norte ao resto do mundo e contribuiu para o próprio crescimento urbano e social do Porto.
O Museu é, por isso, uma memória de todas essas influências e mudanças conquistadas ao longo do tempo, e além disso, revela três Portos que se unem sempre: o Porto enquanto cidade, o Porto, ovinho e o Porto do rio Douro.
Morada:
Rua de Monchique, 45-52
4050-394 Porto
Telefone: +351 222 076 300
Venha visitar a igreja mais antiga do Porto! Também conhecida como Igreja Romântica de Cedofeita, a Igreja de São Martinho de Cedofeita ergue-se em pleno centro da cidade.
Este pequeno e notável templo românico consagrado a S.Martinho foi construído no início do século XII e possui uma importância acrescida que lhe advém do facto desse apresentar totalmente coberta por uma abóbada em pedra.
A Igreja de São Martinho de Cedofeita constitui-se como um local sagrado e tranquilo, indiferente à agitação frenética do quotidiano urbano do Porto.
Morada:
Lardo do Priorado
4050-487 Porto
Inaugurada em 1877, a ponte de D. Maria Pia foi a primeira ponte ferroviária sobre o rio Douro. O engenheiro francês Gustave Eiffel foi o responsável pela sua construção.
A ponte esteve ativa até 1991, altura em que foi substituída pela Ponte de S. João, que se situa muito próxima.
Em 2013, esta ponte foi considerada pelo jornal britânico «The Guardian» uma das 10 melhores pontes do mundo.
Morada:
Avenida Paiva Couceiro
4050 Porto
Sabia que para além de Vinho do Porto branco e tinto também existe o rosé? A empresa Croft foi a responsável por esta revolução do mercado em 2008.
Mas, engane-se se pensa que a empresa não continua a preservar a sua história. Numa visita às caves Croft, poderá conhecer a história secular da empresa, visitar as caves de envelhecimento e provar os diferentes vinhos do Porto disponíveis.
De acordo com o tempo meteorológico, poderá desfrutar do seu Porto na esplanada ou numa sala aconchegada e à lareira.
Morada:
Rua Barão de Forrester, 412
4400-034 Vila Nova de Gaia
Telefone: +351 220 109 825
Entre as barricas onde repousa o vinho do Porto, fique a conhecer a história de uma das empresas mais antigas ligadas à produção de vinho do Porto.
Na sala de receção, espera-o um teto colorido e uma decoração ligada ao vinho: as mesas são barricas de vinho, os móveis expõem garrafas seculares e há um enorme bar que irá rever no final de visita. A visita prossegue para as salas onde descansam os vinhos do Porto, à medida que recebemos informações sobre o processo de vinificação deste vinho. No final, poderá desfrutar de uma prova de vinhos no terraço com vista para o Douro. As caves têm também serviço de restaurante.
Morada:
Rua do Choupelo, 250
4400-088 Vila Nova de Gaia
Telefone: +351 223 742 800
A aventura de William e John Graham começou com uma empresa de comércio de produtos têxteis, no Porto. Em 1820, tiveram de aceitar 27 barris de vinho do Porto, como pagamento de uma divida. A partir daí, os irmãos decidiram produzir o melhor vinho do Porto, e assim nasceu a W. & J. Graham’s.
Construídas em 1890, em Vila Nova de Gaia, as caves do vinho do Porto Graham’s estão abertas ao público há 20 anos. Em 1970, a Graham’s foi adquirida pela família Symington. A primeira colheita foi considerada por muitos, um dos melhores vinhos do século.
Destino procurado pelos amantes do vinho do Porto, é um local onde os visitantes podem descobrir e provar os vinhos. Com o clima marítimo ideal para o envelhecimento dos cinhos, a cave conta com cerca de 3.500 casco de vinho e uma garrafeira de Porto Vintage.
Morada:
Rua Rei Ramiro, 514
4400-281 Vila Nova de Gaia
Telefone: +351 223 776 484
As caves Cockburn’s são consideradas por muitos, as mais bonitas de Vila Nova de Gaia. Aqui poderá passear-se pelos barris (muitos com mais de 100 anos) onde repousam os vinhos do Porto produzidos nas quintas do Douro.
Além da prova de vinhos tradicional, pode também encomendar um piquenique que inclui produtos regionais protugu3eses e degustá-lo à sombra das vinhas que existem no terraço.
Morada:
Rua Serpa Pinto, 346
4400-307 Vila Nova de Gaia
Telefone: +351 913 007 950
O que antes era um mercado tradicional de venda de produtos frescos é hoje um espaço cosmopolita de convívio. O Mercado do Bom Sucesso, que fica num edifício de 1940, teve obras de renovação no interior, em 2013, para receber oi novo conceito de mercado, direcionado para uma cidade cada vez mais movimentada.
De ambiente cosmopolita, evidencia-se este espaço com comida gourmet, que convida a momentos de descontração e degustação, a qualquer hora do dia. Inclui um hotel; bancas de frescos com produtos biológicos, talho, peixaria, frutaria; lojas e restaurantes temáticos e ainda, música ao vivo.
Morada:
Praça do Bom Sucesso 132
4200-132 Porto
É um restaurante lendário do Porto e com fama de ter uma das melhores francesinhas da cidade. Com experiência de mais de 30 anos, a francesinha recebe vários elogios locais e turistas.
Para além da francesinha, o Capa Negra, como é conhecido, serve também bifes, pratos de marisco e diversos grelhados. É um bom local para experimentar comida típica portuguesa.
Morada:
Praça D. João I, 175
4100-119 Porto
Telefone: +351 226 078 380
Esta foi a primeira empresa a produzir e exportar Vinho do Porto, estando em atividade ininterrupta há mais de 250 anos.
Vale a pena subir da zona ribeirinha até às caves da Real Companhia Velha onde se podem observar vários documentos relativos à história do Porto e da região do Douro (sob requisição antecipada).
Vai ficar impressionado com a frasqueira dedicada aos vintages da empresa, onde o mais antigo Vinho do Porto data de 1765.
Morada:
Av. D. João II
4430-022 Vila Nova de Gaia
Telefone: +351 223 775 100
Concebida para assinalar o ano de 2001, no qual o Porto foi a Capital Europeia da Cultura, a Casa da Música é o primeiro espaço a nascer em Portugal para se dedicar inteiramente à música, seja para os apreciadores que ali assistem a concertos como para os que estudam música.
Desenhado por Rem Koolhas, a escavação iniciou-se em 1999, no espaço da antiga Remise do Porto, na rotunda da Boavista, terminando apenas na primavera de 2005.
Enquanto casa para todas as vertentes da música, integra-se no processo de renovação urbana do Porto bem como numa ampla rede cultural. Aqui ouvem-se melodias clássicas, jazz, fado ou até eletrónica nos seus diversos concertos, recitais e performances. A Casa da Música é um verdadeiro palco aberto, preparado para receber tanto a música como outras criações artísticas… Um convite a espetáculos difíceis de resistir.
Morada:
Avenida da Boavista, 604
4149-071 Porto
O Velsaquez é um dos cafés mais emblemáticos das Antas a quiçá do Porto. É ponde de encontro, local de tertúlia, frequentado por habitues que conferem uma certa mística ao espaço.
Desde manhã bem cedo até noite dentro, o Café Velasquez tem sempre algo para oferecer. As especialidades que se destacam da ementa são a francesinha, o cachorro especial e o prego no pão.
Tendo em conta que o Café Velasquez mantém uma postura clássica no seu atendimento, este ainda é daqueles lugares onde se pode pedir um cimbalino e saber que é bem servido!
Morada:
Praça do Dr. Francisco Sá Carneiro 301
4200 Porto
A Ponte da Arrábida, que liga o Porto a Vila Nova de Gaia, foi inaugurada em 1963 e projetada pelo engenheiro Edgar Cardoso.
Atinge 70m acima do nível médio das águas e tem um vão de 270m, que lhe conferiu, na época, o estatuto de ponte com maior arco em betão armado jamais feito. Os quatro grandes pilares que rematam a zona central da ponte apresentam esculturas em bronze, integradas no espírito inovador e na estética modernista da Ponte.
Na altura da construção, os portuenses aproximavam-se das obras para ver se a ponte cairia. Hoje, com mais de 50 anos, a ponte é um símbolo da cidade do Porto, pela qual circulam mais de 100 mil veículos todos os dias. Em 2013 foi classificada como monumento nacional.
Morada:
A1 Autoestrada do Norte
4150 Porto
Projetado pelo arquiteto Siza Vieira, o Museu de Arte Contemporânea de Serralves é o primeiro projeto do género em Portugal e também o maior centro cultural multidisciplinar do norte do país.
Este museu é atualmente o museu pago mais visitado de Portugal onde são apresentadas exposições temporárias dos mais importantes artistas nacionais e estrangeiros, estando inserido nos principais circuitos de arte contemporânea.
A missão do museu é sensibilizar o público para a arte contemporânea e o ambiente.
Morada:
Rua Dom João de Castro 210
4150-417 Porto
Telefone: +351 226 156 500
A Fundação de Serralves é dos lugares mais visitados no Porto. A instituição cultural foi criado para dar vida à arte contemporânea e valorizar o ambiente.
Carlos Alberto Cabral foi quem pensou o espaço da casa e dos jardins para uso provado, tendo terminado o projeto em 1940. Décadas mais tarde, o espaço foi comprado pelo Estado português com o objetivo de transformar no Museu Nacional de Arte Contemporânea, constituindo a Fundação em 1989.
Todo o espaço respira criatividade e beleza natural, enaltecendo a cultura portuguesa. Divide-se entre diversos espaços como o Parque, a Casa, o Museu de Arte Contemporânea, a Biblioteca, o Auditório e o incrível Parque e Jardim.
O Parque convida a passeios, onde se descobrem espaços únicos, sendo considerado um oásis na cidade do Porto. Além disso, a preservação deste espaço verde é um forte contributo para a educação e sensibilização da sociedade.
Morada:
Rua de Dom João de Castro, 210
4150-417 Porto
Telefone: +351 226 156 500
Este jardim foi construído nos finais do século XIX e a sua elegante entrada tem dois Obeliscos de Nasoni, oriundos da Quinta da Prelada, assim como uma alameda de palmeiras.
O Jardim do Passeio Alegre alberga ainda uma série de interessantes elementos arquitetónicos como um chafariz em granito, proveniente do antigo Convento de São Francisco e um pequeno chalet romântico, de 1874.
Existe um campo de minigolfe e um coreto, onde ocasionalmente se realizam concertos filarmónicos. Destacam-se também os sanitários públicos, decorados com azulejos Arte Nova e loiças inglesas.
Morada:
Avenida de Dom Carlos I
4150-570 Porto