A 11ª edição dos Prémios Construir 2018 distinguiu o arquiteto Eduardo Souto de Moura e o engenheiro António Adão da Fonseca com o Prémio Excelência, o Pavilhão do Atlântico de Viana, em Viana do Castelo, como o Melhor Projeto Público de Arquitetura e a Casais com o Prémio Internacionalização e como a Melhor Construtora. Já o Pestana Eco Village, em Tróia, recebeu o Prémio Sustentabilidade na categoria de Construção.
A iniciativa que decorreu ontem à noite no Cine – Teatro Capitólio, em Lisboa, pretendeu distinguir as melhores empresas e obras nas áreas de Arquitetura, Engenharia, Construção e Imobiliário durante este ano.
A cerimónia iniciou-se com a entrega dos Prémios na categoria de Arquitetura:
Na categoria de Engenharia, os galardoados foram:
Já na categoria de Construção, os vencedores foram:
Na categoria do Imobiliário, as distinções foram as seguintes:
Os Prémios Excelência foram o momento alto da noite, tendo sido atribuídos a Eduardo Souto de Moura no setor da Arquitetura e a António Adão da Fonseca, na categoria de Engenharia. Segundo o diretor Editorial do Jornal Construir, Ricardo Batista, "esta iniciativa de sucesso, que se realiza pelo 11º ano consecutivo, é fruto de um trabalho de equipa muito vasto, que envolve não só os profissionais e a equipa do Jornal Construir, como, sobretudo, faz sobressair o mérito do Setor e a excelência dos profissionais que compõem o mesmo. Só assim é que se torna possível que os Prémios Construir sejam a referência que são e que nos obriga a sermos melhores para continuar a tornar esta iniciativa possível." A realização do evento apenas foi possível através da OTIS como main sponsor e do apoio da ROCA, KNX, Cimpor, Victoria Seguros, SAPA, GEP Tec, Umbelino Monteiro e Green Media, entidades que confirmam, todos os anos, a importância da iniciativa em Portugal. As nomeações para os Prémios Construir 2018 foram realizadas pela equipa do Jornal Construir, promotor da iniciativa, com a análise de critérios que passam pelo mérito, técnica, funcionalidade e inovação, sendo que os vencedores resultaram de uma votação realizada pelos leitores da publicação.
FONTE: guiadacidade.pt